sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Aprendendo com Noé e a Arca!



“ E farás uma arca de madeira do Gofer ”

A história da ARCA de Noé como também o curto relato de sua vida, retrata uma das histórias mais polêmicas das escrituras sagradas perante opinião cética dos que não conhecem a Deus. Porém, este curto relato que divide as mais diversas opiniões e até debates sobre o mesmo, retrata a complacência de um Deus benigno e compassivo para com o pecador. Relata também sua justiça e ira para com aqueles que desdenham de sua palavra.  Enfocaremos a Arca em alguns pontos importantes como: Sua existência no ponto Histórico e bíblico e no ponto espiritual que pode ser assemelhado e aplicado aos dias de hoje.
Ponto de vista Histórico - A Bíblia possui um vasto campo de revelações históricas, ainda que de forma um  tanto  resumida, porém, com notórias e infalíveis provas. Com o passar dos anos a veracidade bíblica deixou de ser contestada pela razão de grandes descobertas arqueológicas e cientificas fazendo com que os mais incrédulos e perseguidores da verdade viessem se render aos pés daquele que  é o criador do universo e régio de toda história. A partir do século XVII este assunto tão importante volta a tona mediante algumas descobertas arqueológicas, hoje tecnológica e cientifica.
Noé – Noé ou Noá (do hebraico נוֹחַ,
"descanso, alívio, conforto" ) é o nome do heroi bíblico que "recebeu ordens de Deus para a construção de uma arca, para salvar a Criação do Dilúvio". De acordo com o Pentateuco, os cinco primeiros livros do tradicional velho testamento da Bíblia escritos por Moises, Noé era filho de Lameque, que era filho de Matusalém, que era filho de Enoque, que era filho de Jarede, que era filho de Malalel, que era filho de Cainan ou Quenã, que era filho de Enos, que era filho de Sete, que era filho de Adão que era filho de Deus.
Seus três filhos mais conhecidos eram Sem, Cam ou Cã e Jafé.
Idades dos patriarcas
idade ao ser pai  idade ao morrer 
 Adão 130 930 Sete 105 912 Enos 90 905 Cainan 70 910 Mahalalel 65 895 Jarede 162 962 Enoque 65 365 Matusalém 187 969 Lameque 182 777 Noé 500 950 Sem 100 600 Arpachade 35 438 Selá 30 433 Éber 34 464 Pelegue 30 239 Reú 32 239 Serugue 30 230 Naor 29 148 Terá 70 205 Abraão 100 175 Isaque 60 180.

CRONOLOGIA DO DILÚVIO: E era Noé da idade de seiscentos anos, quando o dilúvio das águas veio sobre a terra.
O evento do dilúvio também é descrito em fontes Sumérias, Assírias, Armênias, Egípcias e Persas, entre outras, de forma basicamente semelhante ao episódio bíblico.    A garganta “ahora”, quase uma vez e meia a altura do Grand Canyon-local exato da localização da arca.
Nossa busca pela Arca de Noé centraliza num pico vulcânico, totalmente sem arvores, na fronteira na Turquia e o Irã. O monte ararat atinge quase 5.200 metros cobrindo 38 Km².
A arca no Ararat.     Em 1873, o governo Turco enviou uma expedição do seu exército ao monte Ararat visando analisar os estragos causados por um recente terremoto. Essa expedição relatou a descoberta da parte frontal de uma grande embarcação muito antiga a 4.200 metros de altitude! Infelizmente, na mesma época a teoria de Darwin estava sendo lançada e o assunto sobre a arca de Noé foi deixado de lado.
Localização da Arca  A montanha do Ararat 32 km quadrados cobertos de gelo com espessura de 10 metros. Sete pessoas no longo curso da história testemunharam ter visto a arca no Ararat, destas 7, dois destacaram-se pela confiabilidade e semelhanças dos detalhes relatados. A montanha do Ararat hoje é disputada por 4 países. Turnquia, Iraque, Armênia, Azeberdjão.    
Segundo o relato Bíblico Noé ficou 371 dias dentro da Arca.
Os primeiros 40 dias (Gn 1.2).
Ponto de vista Espiritual - O próprio Jesus se apropriou desta história para empregar uma conotação evangelística diante dos seus ouvintes quando disse:.... “Assim como foi nos dias de Noé” (Mt 24.37, Ez 14.20). Este é o primeiro ponto comparativo importante: o comportamento da humanidade. Percebam que a humanidade de hoje se comporta exatamente como a humanidade dos dias de Noé. Deus nos revela em 2° Timóteo 3:1-5 como seria o homem do final dos tempos:
"Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te."
O que estamos vendo hoje no cenário mundial em praticamente todos os dias, em pleno século XXI? Guerras ao redor do mundo, decapitações  no Iraque, violência nos grandes centros urbanos, roubos, seqüestros, corrupções de governantes, igrejas apóstatas etc.   O Dilúvio - É um episódio obscuro da história da humanidade, tendo sido relatado pelas mais diversas fontes. A versão mais conhecida é aquela descrita na Bíblia, em que Noé constrói uma arca para abrigar um casal  cada espécie de animal e sua própria família enquanto Deus inundava toda a Terra com uma chuva que durara 40 dias e 40 noites.       

QUESTÕES EM DISCUSSÕES:

I – CONFUSÃO SOBRE OS ANIMAIS: (Gn 7.6) Em primeiro lugar deve-se considerar o Espaço Interno da Arca:
Volume 40.500 m3 Cúbicos  -
Prédio com 67 andares.
360 Containers  -  3.970 Corsas
Peso Bruto 13.960 toneladas -  3.400 Jaulas

Obs: Seria possível transportar 120,000 animais do tamanho de uma ovelha.

Virão a ti, “Eu trago, você guarda”.(Deus escolheu o material genético dos animais).  Animais Limpos e impuros (Lv 11).Toda esta lista faz parte deste contexto. “Um casal de espécies”, o básico – Matriz. Hoje se sabe que genéticamente através do cruzamento pode-se  produzir todos os tipos de cães, hienas, lobos que existem no planeta. O biólogo Frank L. Marsh propôs a idéia a mais de 120 anos atrás, que podemos classificar os animais de acordo com sua capacidade genética. Este processo foi denominado deBaraminologia, os seres humanos são um baramim. Os animais estiveram no seu devido lugar. Gn 1.30 – 

A Arca e os Animais:
1. Processo de Hibernação (Sono profundo – vários meses) Metabolismo alterado.
2. Processo de Torpor para as aves.
 - Pouca alimentação
 - Poucos Resíduos biológicos, processo lento
 de desenvolvimento. Gn 9.1-3
O que Noé fez no passado causou impacto na geração futura (Hb 11.7 – I Pd 1.3, Gn 6.1).
Três Divisões na Arca (Pisos).
A arca possuía três converses (Gn 6.16),sendo que cada um estava dividido em cubículos e compartimentos.Essas dimensões não nos são fornecidas no registro bíblico, concluímos que a função destes era o de separar os animais e providenciar o que hoje chamaríamos de “tabique” para reforçar a estrutura da arca.

DE ONDE VEIO TODA A ÁGUA DO DILÚVIO?
Existem várias teorias a respeito:

1.CAMADA DE ÁGUAS AO REDOR DA TERRA
(Isaque Vierl 1874-1921)
2. TEORIA DA SUBDUCÇÃO - Placas tectônicas
 Alfred L. Wegener 1915) Separação dos continentes.
3. TEORIA DAS HIDROPLACAS (Walt Brow 1980)

A primeira teoria insiste em afirmar que a terra estava envolvida pelas águas causando vapores de águas e gelo sobre a terra. Segundo os cientistas atmosféricos, uma camada de muitas águas ao redor da terra produziria doze metros de vapor.12 metros  de águas condensadas seriam suficientes para elevar a temperatura da terra para 450 graus centígrados, todos morreriam queimados.Não existe nenhuma evidência nos registros fósseis que isto aconteceu.
A segunda teoria traz a idéia da Movimentação das Placas. Alega que com o evento do dilúvio as placas existentes embaixo da terra se movimentaram  causando assim a separação dos continentes.
O problema é que cientificamente esta teoria da subducção não foi comprovada e através da mesma não se sabe de onde veio e para onde foi a água.
A Teoria das Hidroplacas é a mais aceita pela sua base científica e também pela historicidade bíblica. Ela é satisfatória é consistente quando afirma que existe um lençol de água subterrâneo( homogênio) e que o planeta  terra possui de 11 a 12 km de águas subterrâneas. Seus efeitos seriam:

1.UNIFORMIDADE CLIMÁTICA: Devemos observar que no princípio no jardim do Éden o primeiro casal viviam no seu estado natural (sem roupas). A paleontologia(Paleontologia do grego palaiós,antigo + óntos, ser + logos, tratado é ciência natural que estuda a vida do passado da Terra e o seu desenvolvimento ao longo do tempo geológico, bem como os processos de integração da informação biológica no registro geológico, isto é, a formação dos fósseis). Afirma que existem florestas inteiras abaixo do Polo Sul.

2.FONTE DA ÁGUA DO DILÚVIO: One question (Como esta água foi parar lá embaixo?). A resposta é que estas águas fizeram parte da criação (Gn 1.6).

QUATRO FASES:

1.RUPTURA:
1-1- Aumento da pressão das águas.
1-2-.Impacto causado por um Asteróide.
2.INUNDAÇÃO:
2-1- Águas inferior e superior
3.DERIVA CONTINENTAL:
3-1- Separação
4. ACOMODAÇÃO:
4-1- Marés Altas e baixas, sedimentação das rochas e fossilização.

PARA ONDE FOI TODA ÁGUA DO DILÚVIO?
A geologia registra que antes do dilúvio não haviam montanhas tão altas como hoje (2,5km) a partir do nível do mar, nem os oceanos eram tão profundos (3,5 km). Assim que se formaram os continentes durante o período do Dilúvio, que antes era a PANGEIA. Nesta divisão os continentes foram movimentados e compactados. Por causa do estado de inércia as cadeias de montanhas se tornaram mais altas e os oceanos mais profundos. Assim as águas estão nos oceanos.     

Lições Espirituais

I - Deus avisa: “Pela fé, Noé devidamente avisado das coisas que ainda não se viam” (Hebreus 11.7). Deus tem um modo íntimo e especial de falar com seu povo como um verdadeiro e responsável pai, ele anuncia, adverte, avisa aos seus amados. A Bíblia diz que o senhor não faz nada sem antes revelar aos seus santos.  
Parece que foi ontem que eu pregava em uma igreja em Long Island-NY, e um irmão  me contou um sonho que teve poucos dias antes da queda do WTC, as torres gêmeas. Ele viu aviões caindo sobre altos edifícios, seguido de uma grande explosão. Não só este irmão mais outros filhos de Deus tiveram alguma experiência prévia relacionado a este fato. O Senhor avisa.

II - Noé Creu: “Das coisas que ainda não se viam”. É impressionante a disposição deste homem em crer em algo que para a sua época era ilógico. Sua capacidade de enfrentar os questionamentos e incredulidade de seus contemporâneos revela o grau de comunhão e maturidade espiritual com o Eterno. O nome de Noé consta nos anais da galeria da fé como um verdadeiro herói de Deus.

III-Temeu: “O temor do Senhor é o principio da sabedoria e conhecimento do santo é prudência” - (Pv 9.10). A obediência de Noé retrata uma esplêndida manifestação de fé, harmonia e submissão ao seu criador. A fé sem obediência é morta. Aceitar o desafio da fé é lutar  contra o lógico que permeia a mente do homem natural,  resolver obedecer está fé é lutar duas vezes contra a incredulidade  e aversão as coisas divinas.  Deus mandou que Noé construísse um barco e lhe disse as dimensões, o material e muitos detalhes sobre as partes essenciais dele. Noé, por seu lado, obedeceu exatamente. “Assim fez Noé, consoante a tudo o que Deus lhe ordenara...(Gênesis 6;22 7:5).    

 IV - Achado graça: “Noé, porém achou graças aos olhos do Senhor - (Gn 6.8)” Se você tivesse sido Noé, você teria achado graça diante de Deus? Isto significa que Deus se agradava dele, Noé o fez, e nós também podemos? Como?  “Noé era justo e íntegro entre seus contemporâneos; Noé andava com Deus” (Gênesis 6:5,11).

V - Sendo Juiz: “Pela qual condenou o mundo”.(HB 11.7). Sua vida de fé, obediência e comunhão com Deus, fez uma grande diferença no meio dos seus contemporâneos, chegando a ser uma autoridade máxima entre Deus e o povo de sua época. Deus disse.... “Te hei visto justo diante de mim nesta geração”(Gn 7.1). A Biblia também fala;... “outra vez vereis a diferença entre um justo e um ímpio” (MI 3.18) Também seremos juizes nesta terra (I Co 6.2). As condições morais dos seus dias haviam deteriorado ao ponto em que Deus determinou inundar o mundo inteiro. Assim, ele selecionou Noé na terra, para pregar ao povo a respeito do  julgamento devastador que estava se aproximando (2 Pedro 2:5). O Novo Testamento elogia Noé como modelo de fé e justiça . (Hebreus 11:7).

VI - Deus é organizado: “Farás para ti uma arca de madeira de gofer”(Gn 6.14). Deus é tão bom que nos ensina e capacita-nos para fazermos seu trabalho. As medidas, formas e descrições (tipos de materiais), utilizados na construção da arca de Noé como também do tabernáculo construído no deserto, comprovam que: “Nós fazemos a obra, mas o Senhor que dá o modelo porque; Ele é organizado.” Somente no Pentateuco iremos encontrar por mais de 30 vezes   a expressão MODELO. As tribos de Israel estavam acampadas ao redor do Tabernáculo de forma ordenada cada uma debaixo de sua bandeira (Nm 2.1). Muitas obras não crescem e não prosperam, simplesmente por falta de organização.

VII - A madeira de goffer: Segundo alguns historiadores, o gofer seria o mesmo cipreste.Uma madeira resinosa, ótima para flutuar na água, isto quer dizer que esta madeira nem era pesada e nem leve. Deus, como fonte e inspiração de toda sabedoria, indica o uso do gofer para a construção da arca. Se fosse usada nesta construção uma madeira pesada, poderia certamente afundar. Se do contrario fosse uma madeira leve, certamente seria açoitada pelas fortes ondas e fúria das águas, comprometendo a segurança  de toda tripulação. Assim ocorre na vida Espiritual, todo extremo pode ser perigoso, prejudicial. Deus sempre cuidou para que seus filhos obtivessem uma vida de equilíbrio da sua Palavra. Ele disse para Josué;  "Não te desvies nem para direita, nem para esquerda. Para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares” (Js 1.7). A Palavra de Deus produz equilíbrio, prudência e segurança. O cristão precisa atentar para os dois efes (F), totalmente crucial a vida cristã.

O FANATISMO: Esse é o primeiro risco, exagero nos costumes (modus vivendus), chegando até confundir com santidade. Há poucos dias uma senhora  não  evangélica declarou  não haver nada contra a fé e posição de seu marido em servir a Deus. Apenas alguns exageros estavam ocorrendo dentro da sua casa, seu marido havia cortado todas as bonecas de sua filhinha, declarando que “boneca”, é idolatria, coisa do diabo, e Deus mandou-o limpar sua casa. Da mesma forma existe casos de irmãs que chegam a causar desgastes em sua vida conjugal comprometendo o bom nome do evangelho, quando alegam que estão fazendo a obra de Deus e suas casas encontram-se totalmente desestruturadas.   O Formalismo - Enquanto a primeira é pesada, esta segunda é leve demais, é o cristianismo descompromissado, sem oração, quebrantamento, contrição, sensibilidade, são cristãos ruins de cultos, domingueiros, sem forças e inspiração para adorar. O formalismo é um sacrifício imperfeito e isto, irrita ao Senhor, não que já alcançamos a perfeição, mas precisamos nos esforçar para dar o melhor para o Senhor Deus. O Formalismo é semelhante a um sacrifício profano diante do Senhor. Era esta a situação de Israel nos dias de Malaquias (1.1-9).

VIII - FAZENDO COMPARTIMENTOS: “Farás compartimentos na arca” (6.14).  Novamente aqui podemos comprovar que o Senhor é  organizado. Os compartimentos não somente são úteis para armazenar coisas, mas também para discriminar, separar, cada coisa em seu devido lugar. Na vida cristã, precisamos  também usar sabedoria do alto para não misturarmos as coisas. Tudo deve estar no seu devido lugar. Os sacerdotes e Levitas entravam a cada dia no santuário e isso por duas vezes ao dia. Para inspecionar, pôr ordem as peças do santuário em seus respectivos lugares. Daí que veio surgir a matéria teológica (Ética ministerial). Tudo no seu lugar, na vida social, no trabalho, dentro do lar e na igreja. Observe que na área dos dons ministeriais e dons espirituais tudo e todos operam cada um no seu devido lugar. Devemos aprender que  Cada um deve ficar na vocação que foi chamado (I Co 7.20).

IX -  O BETUME: “A betumarás por dentro e por fora” (Gn 6.14).        Devemos pensar em algum tipo de argila, ou limo, com capacidade de alta vedação, no árabe (KAPHURA) que se parece bem com a palavra hebraica aqui empregada. Nos dias atuais, o “piche” pode ser assemelhado ao betume do passado. O plano de Deus é que a arca de Noé estivesse sem fendas nem brechas na sua estrutura por dentro e por fora. O vedar por dentro e por fora, fala da necessidade de vivermos em igualdade em qualquer local ou situação. Isto quer dizer... “Dentro e fora da igreja”. O escritor aos Hebreus exorta-nos para não nos olvidarmos deste tão importante assunto.

X - LUZ E VENTILAÇÃO: “Abriu Noé a janela da arca que tinha feito” (8.6). Alguns estudiosos acreditam que Noé usou lamparinas abastecidas com azeite. A maior parte de pesquisadores bíblicos e históricos acreditam que uma luz natural ou sobrenatural perpetuamente dentro do ambiente, como também ventilação. Assim como o Senhor foi nuvem de sombra no deserto durante o dia para proteger os seus filhos do calor e sol forte, e coluna de fogo a noite para proteger, iluminar e aquecer o acampamento. O próprio Senhor cuidou para que houvesse um clima estável cômodo para todos os compartimentos da arca.

XI - DEUS TEM A CHAVE: “E o Senhor a fechou por fora” (7.16). Dá-nos entender que Noé fez a arca com a capacitação e ajuda divina. Mas o controle, comando, estava com o Senhor. Lógicamente  quem está dentro de um recinto jamais terá condições de fechá-lo por fora. Deus . João disse que Jesus tem a chave que abre e ninguém fecha, que fecha e ninguém pode abrir (Ap 3.7).

XII - O LEME DIVINO: “E a arca vagava sobre as águas”.(7.18). Não consta na narrativa bíblica que a arca tinha leme. Apenas diz que a mesma vagava sobre as águas. Tiago diz que o leme é um pequeno membro se comparando ao tamanho das grandes naus e das tempestades do mar, o mesmo é governado e dirige a embarcação para qualquer direção (Tg 3.4). Assim podemos crer que o Senhor foi, a reta e segura direção do seu servo Noé. Assim devemos confiar na direção do Senhor, o salmista chegou a dizer:... “Guia-me mansamente a águas tranqüilas, refrigera a minha alma e guia-me pelas veredas da justiça por amor ao seu nome”(Sl 23.2-3). Nas ondas turbulentas e tempestuosa desta vida, deixemos o Senhor nos guiar.

XIII - O SENHOR É A NOSSA FORÇA: Durante cento e cinqüenta dias as águas foram se acumulando e atingiram seu nível máximo. Também a história não narra a existência de remos ou outro meio de força para conduzir a arca.  Assim podemos afirmar  que o “Senhor é a nossa força” (Ex 15.2). Neemias foi mais longe quando declarou que: “A alegria do Senhor é a vossa força” (Ne 8.10). Se esta barca tivesse remos, quantos remadores não seriam necessário para move-la sobre as águas? Jesus disse;... “Quem poderá acrescentar um palmo a sua própria estatura?” (Mt 6.30). Jesus quiz dizer que, por mais preparado e recursos que um homem tenha, o mesmo é impotente para acrescentar um palmo de altura em benefícios para sua própria vida. Quantos anos Israel não precisaria para poder caçar codornizes e matar sua fome. Em um só momento o Senhor assoprou no deserto e enviou alimento para seu povo (Nm 11.31)       

XIV - A BENÇÃO É PARA TÚ E TUA CASA: “Preparou uma arca para a salvação de sua casa” (Hb 11.7). Observemos que os propósitos divinos são para; “Tu e tua casa”. Um anjo perguntou a Ló quantos tinham com ele em sua casa. Elizeu perguntou a viúva devedora o que ela tinha em sua casa. O profeta ordena a um rei para que ponha em ordem em sua casa. Paulo responde a carcereiro atônito e desesperado: “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo tu e tua casa”. O interesse divino é de abençoar toda a família. O Senhor poderia ordenar a Noé para que entrasse na arca. Mas a ordem divina foi para Noé e sua casa.  O texto em hebreus 11.7 declara que Noé preparou a arca para a salvação de toda sua família. Deus almeja alcançar dtoda a casa, Deus dá o modelo, ajuda, mas nós precisamos fazer nossa parte, nós é que construímos a arca.

XV - A LIÇÃO DA POMBA: “Mas a pomba, não achando onde pousar a planta do pé, voltou a ele para a arca” (Gn 8.9). O contexto diz que o corvo ia e voltava quem sabe não havia algo de seu interesse lá fora. Enquanto que a pomba voltou rapidamente por não haver local para pousar seu pé. No âmbito espiritual, aprendemos que a pomba por ser uma ave limpa, não se atreveu nem pousar seu pé. O Cristão em comunhão sincera com o Senhor não encontra espaço para pousar seu pé neste mundo. A contaminação do pecado tem poluído esta terra. Por isso que o melhor local para estar é dentro da arca. Jesus disse certa ocasião que estamos no mundo, mas não somos do mundo, isto quer dizer que não há espaço nele para pousarmos nossos pés.

XVI- OBEDIÊNCIA IRRESTRITA:
Então disse Deus a Noé, sai da arca tu e tua família e os animais, e ele, saiu “(Gn8. 15,16). Mesmo com todas as provas e certeza que o Senhor era com ele, Noé não abusou do fato, se deixando levar por um sentimento de autoconfiança ou suficiência humana. Só saiu da arca depois que o Senhor lhe ordenou. Foi obediente na entrada e também na saída, demonstrando assim seu reconhecimento do senhorio divino em sua vida como também de sua dependência de Deus. O mesmo acontecia com Davi, mesmo sendo herói de Israel e com larga experiência em guerras, Davi não dava um passo sem consultar ao Senhor Deus (I Sm 30.8 e II Sm 5.23). Assim devemos proceder, atentando para a vontade de Deus em todos os momentos de nossa vida. Na entrada e na saída, porque sua benção também será irrestrita para nós  (Dt 7.15).
 
XVII- LEVANTANDO ALTARES:
“Então edificou Noé um altar ao Senhor, e o Senhor sentiu suave cheiro” (Gn 8.20). Que exemplo de devoção, talvez por falta de condições para sacrificar ao Senhor por se encontrar dentro da arca, acreditamos que o seu coração estava ardendo em chamas, e ao sair da arca, a primeira iniciativa foi levantar um altar e sacrificar, adorando ao Senhor. Esta iniciativa tocou o coração de Deus, diz o texto que: “O Senhor sentiu o cheiro suave”, chegando a mudar atitudes de Deus com relação ao homem. A adoração sincera, muda os desígnios de Deus, faz o Senhor agir favorável ao mais pequenino ser entre maiorais e multidões.

XVIII -  A ALIANÇA DE DEUS: “E abençoou Deus a Noé e a seus filhos” (Gn 9.1). Este capítulo é um conjunto de regras e bênçãos dadas a Noé e paralelas ás mesmas condições dadas a Adão. Todavia, o Senhor fez uma aliança com seu servo, aliança eterna e incondicional. A grande disposição existente em Deus para perdoar continua sendo impossível de expressar em qualquer vocábulo humano. Nenhum pensador, cientista, gênio, sociólogo ou teólogo, possui palavras para descrever esta atitude divina. A Verdadeira aliança persiste em dois fatores importantes: Primeiro um juramento, segundo, uma troca mútua de pertences. No primeiro caso, usa-se o costume de jurar por alguém ou algo maior. O Senhor jurou por si mesmo. No segundo caso, a aliança implica em troca de posses ou bens. (O que é meu é teu, e o que é teu é meu).

XIX -CUIDADO COM A VINHA: “E começou Noé a cultivar a terra e plantou uma vinha”(Gn 9.20). Noé se tornou agricultor e viticultor, mas principalmente viticultor. Algumas traduções dizem aqui: “Lavrador do solo”. Por causa deste trabalho que ocorreu sua queda. Opiniões das mais variadas se chocam sobre a embriagues de Noé. Para alguns, foi ato ingênuo, para outros, um erro consciente, voluntário. Para outros, comodismo e relaxamento. Não se sabe ao certo, porém, o que sabemos é que a conseqüência deste fato lhe trouxe problemas e marcas para a sua família.   Outra lição que aprenderemos é sobre como lidar com as bênçãos do Senhor, como administrar o momento de prosperidade, que é mais critico do que os momentos de dificuldades (Dt 8.17-19).  Lembre-se, Noé embriagou-se com sua própria vinha.


Autor: Pr. Severino Gonçalves
www.severinogoncalves.com.br  severino7@hotmail.com
Tel: (41)3607 4295 – 9179 7035 – 8460 1143  Araucária – PR.   – Brasil.           

2 comentários:

  1. Prezado Pr. Severino Gonçalves, Paz do Senhor! Quero parabenizá-lo por esse estudo maravilhoso que o senhor nos trouxe na nossa 6ª EBO aqui na IEAD-Mauá, sem dúvida foi de grande valia para todos os alunos dessa escola, eu particularmente aprendi e cresci muito durante esses dias.

    Fraternalmente em Cristo!

    Pr. Ismael Mariano Vieira

    ResponderExcluir
  2. SAUDAÇÃO EM CRISTO JESUS!
    DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO E USANDO NA SEARA DO MESTRE.
    SOU DAQUI DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, AONDE O PASTOR MINISTROU (Terça á noite). FUI UM DOS ÚLTIMOS A ADQUIRIR NA MESA OS SEUS MATERIAIS (O cristão e a saude - Mega Biblioteca e Da fraqueza tiraram força).Em relação ao livro O cristão e a saude,(que é extremamente importante); há algumas páginas invertidas e duplicações de algumas partes (Exemplo: páginas 14,15 - e duplicação nas páginas 8,9). FUI MUITO EDIFICADO PELA MINISTRAÇÃO DA PALAVRA E JÁ LI O LIVRO TB, O QUE PASSO A PRATICAR.

    ResponderExcluir

Poderá também gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Bem-Vindos!